Por que atualizar o kernel...


Hoje uma das características dos usuários mais avançados de ubuntu é a busca por mais performance. Por exemplo, muitos deles retiram aplicativos diminuindo assim o total de ram utilizada.

Aqui vamos abordar as modificações no kernel, onde poucos usuários se atrevem a mexer. Mostrando como é simples otimizar o kernel do ubuntu fazendo ele ficar mais rápido ainda.

Versões mais novas do kernel trazem melhorias de desempenho e drivers mais atualizados, também novas tecnologias e melhor utilização de cpu. Também vemos uma melhora no uso da bateria em notebooks, e do gerenciamento de energia em geral. Vale se manter atualizado sobre o que sairá de novo nas versões seguintes do kernel.

O how to pode parecer avançado para usuários leigos, porém recomendo muito que caso não saiba nada sobre o kernel do linux, use o google e estude um pouco antes. Recomendo também que faça os testes em maquinas virtuais, o virtual box funciona tranquilo, e qualquer maquina com p4 e 512 de ram roda uma vm de ubuntu server para poder testar a compilação do kernel. Porém quanto pior o processador, mais demorado será a compilação do kernel. (Lembrando que esse é um processo lento, em um core i7 deve demorar uns 30 minutos para compilar o kernel)

Sobre o kernel do ubuntu: Após a versão 8.04 do ubuntu, que ganhou um apelido de Ubuntu Vista. A canonical deu mais importância a parte de performance do linux. Logo descobriram que o kernel era parte essencial para essa transformação. O kernel é quem controla a transição da parte software para os dados serem processados no hardware. Através dele acessamos dispositivos como a placa de vídeo e a placa de rede.

Modos Simples:

- Kernel Low Latency:
Dentro do repositório  do ubuntu existe um pacote chamado linux-lowlatency. Esse pacote promete que para computadores mais parrudos ele ficará ainda mais rápido que o kernel genérico do ubuntu. Quando instalei não vi muita diferença, vale a pena testar ele e veja se abre janelas mais rápido, tempo de boot. Vale fazer alguns testes.

Dê uma olhada nesse wiki sobre como é trabalhado o kernel low latency: https://wiki.ubuntu.com/RealTime

Para instalar o kernel low latency:

sudo apt-get install linux-lowlatency


- Mainline Kernel

Um dos vários trabalhos do ubuntu em cima do kernel vem do repositório mainline. Esse repositório serve para usuários testarem um kernel mais novo, porém sem modificação no source. Serve também para verificar se alguns drivers foram corrigidos e pegar bugs. Nessas builds a canonical mantém as mesmas configurações do kernel padrão do ubuntu.

Muitos computadores novos ainda não tem os drivers estáveis quando o kernel oficial saí. Utilizo no meu note um kernel mainline versão 3.4.2 e funciona muito bem,  o driver livre da nvidia foi melhorado na versão 3.3 então fez bastante diferença. Porém esse kernel é de teste, logo pode não funcionar como o kernel estável que vem com o ubuntu.

Também é de fácil instalação.

É preciso baixar a última versão do kernel do repositório:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Recomendo sempre baixar a mais atual. Nas pastas contém o codinome da versão do ubuntu que o kernel foi compilado. Sempre baixe os pacotes linux-headers_all, sem esse pacote não conseguimos instalar os headers da versão do processador.

Para instalar, baixe todos os pacotes para umas pasta e rode o comando:

sudo dpkg -i *

Para ler mais sobre o kernel mainline: https://wiki.ubuntu.com/Kernel/MainlineBuilds

Esse how to continua, no próximo vou falar sobre patches do kernel e como compilar ele na "unha"!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidor de Email Seguro com Postfix - Amavis - Opendkim - Opendmarc

Script de Checagem de Serviço.

Convertendo servidores Linux do Xen para VmWare ESX.